Logo que chegamos aqui andávamos muito a pé ate chegar no metro mais próximo de casa. Havíamos reparado que nos onibus não tinha para quem pagar a passagem e que o motorista aqui era apenas motorista (bem diferente do Rio aonde o coitado além de ter muita atenção no transito ainda precisa dar o troco para os passageiros). Um dia desses eu fui no barzinho,o mesmo que uma vez a senhora fofa me ajudou a fazer uma chamada de telefone, e ela me explicou tudo e me presenteou com esse cartãozinho. Como não é todo mundo que ganha presentes apenas por ser simpática hahah é melhor saber como fazer pra garantir um BIP porque se o fiscal te pega andando de bus sem pagar e sem cartão vai direto pra prisão (quem falou isso foi minha amiga senhorinha :D ) .
Dá para comprar por 1300 pesos em qualquer estação do metrô ou nas lojas SERVPAG que estão espalhadas pela cidade e a recarga pode ser feita em um desses pontos ou qualquer comercio que esteja sinalizado. A recarga minima acho que é de 1000 pesos. http://www.transantiagoinforma.cl/consultascomprarecarga.do
Como funciona?
Ainda não entendi muito bem porque sou novata,mas o básico é saber que ao tomar um transporte publico (ônibus ou metro) de Santiago o valor cheio será descontado na primeira viagem e na integração será feito um desconto minimo que varia de acordo com o horário.
Por exemplo no meu trajeto normal eu uso um ônibus (descontado cerca de 580 pesos) ate a estação de metro mais próximo e lá é descontado mais cerca de 20 pesos e faço minhas baldeações dentro do metro e quando necessário ainda pego mais um ônibus e nada é descontado.
Esse é o cartão e a sua utilização com desconto é valida em um trajeto com duração de duas horas.
Ônibus aqui em Santiago na hora do rush é complicado porque o transito é cruel. E o mesmo acontece no metro que fica lotado. Se você estiver de turismo saia depois do horário de pico.
Metro é uma maravilha.Dá para economizar bastante tempo e dinheiro. São cinco linhas que te levam para todos os cantos da cidade. Nao recomendo alugar carro para conhecer a capital, a nao ser que você queira curtir o carro! :)