AS DICAS TE SERVIRAM? ME DÁ UM RETORNO? Mais de 20.000 pessoas já leram esse post. Alguem pode contar como foi a experiencia? Escreve aí pra mim. Bjs
Promessa é divida. Fiz um post "quero morar em Santiago"e so agora dei conta do numero de pessoas que vieram aqui buscar informação. Foi mal,mas fui viver rs e esqueci do blog, mas aí estão as dicas:
Devido ao tratado de acordo de Mercosul e países associados, nós brasileiros, conseguimos tirar o visto de residencia temporaria com muita tranquilidade.
http://www.extranjeria.gob.cl/visas/ - Para ler na integra (o que eu aconselho) é só clicar no link que você lê tudo no site do departamento de estrangeiros do Chile.
É necessario ter atenção, pois cada caso é um caso na hora de preencher a solicitação. Por exemplo para quem vai morar na Regiao Metropolitana - Santiago - é uma coisa pra quem vai morar em outras regiões é outra. Assim como tambem para dependentes (o que não era meu caso) e titulares (o que era meu caso).
http://www.extranjeria.gob.cl/visa-de-residencia-temporaria/
1- Ler os requisitos. No meu caso foi a Opção A (Titular), entao foi necessario separar 1 copia do passaporte folhas com a identificação, data de vencimento e as que tem o carimbo de entrada no país; 1 copia da carta de turismo que é entregue e preenchida na entrada do país, 3 fotos tamanho carnê 3x2cm.
2 - Preencher um documento de Solicitação de visto temporario. No meu caso pedi junto o visto de trabalho. Para isso é so marcar na mesma solicitação essa opçao.
3- Enviar pelo correio todas as copias e a solicitaçao com as fotos - CARTA CERTIFICADA AL CLASIFICADOR Nº 8 CORREO CENTRAL, SANTIAGO, especificando na parte de fora do envelope VISA TEMPORARIA POR PRIMERA VEZ
5- Com o valor pago em qualquer banco é só ir no Departamento de Estrangeiros para retirar una TARJETA DE PERMISO DE TRABAJO. Com isso voce já pode trabalhar enquanto é resolvido a solicitação do visto de residencia temporaria. Isso nao demorou mais de 2 meses no meu caso.
6- Depois quando receber a aprovação do visto por carta vem o passo a passo do que é preciso fazer. Como por exemplo seguir na Policia - PDI - e depois na "prefeitura - Registro Civil" do bairro de residencia para fazer a Cedula de estrangeiro. Quando fiz o meu pedido nao havia como acompanhar o processo,mas hoje vi que há um serviço para acompanhar atraves do telefone.
Aos desbravadores de plantão desejo toda sorte de bençãos na aventura!
Santiago é maravilhosa!