quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cerro Santa Lucia


Cerro Santa Lucia – Sábado dia de turismo (dia 12)

Hoje finalmente fomos ao Cerro Santa Lucia. Aqui a cidade é muito plana e o cerro, um morrinho com 69 metros de altura,  é um dos pontos mais altos de Santiago. A subida feita por escadas é rapidinha. 20 – 30 minutos com muitos jardins e bequinhos. A area total é de mais ou menos 65mil m². Muitos casais sentam nos banquinhos para namorar. Aconselho ir em dia de ceu limpo para aproveitar para fazer fotos dos andes pois de lá se tem uma vista panoramica da capital.


Em 13 de dezembro de 1541 a cidade foi fundada pelo espanhol Pedro de Valdivia aos pés do cerro de Santa Lucia e alí existia um acampamento indigena Mapuche. Antes os indios chamavam esse cerro de Huelém que na lingua mapuche significa - dor, sofrimento. Esse morro serviu como mirante e mais tarde no século 19 foi uma fortaleza das tropas do rei da Espanha. Benjamin Vicuña MacKenna em 1870, foi quem idealizou o espaço do cerro como parque publico. 


Na subida do cerro tem uma loja de artesanatos indigenas. O parque fica na estação de metro Santa Lucia. Fica aberto das 8h as 21h e para entrar é necessario apenas identificar-se ao guarda com RUT e em caso de ser turista, identidade e ou passaporte.  
De lá vale dar uma passada na feira de artesanato que tem bem na frente do cerro. Tem muita coisa de couro, prata, bolsinhas, botas,... Uma coisa mais linda do que a outra!! Meu lado riponga ficou muito aflorado depois de ir la.
 FICA A DICA!!
Para quem quer comprar mais barato dizem que em Los Dominicos tem uma feira que vende tudo mais barato. (Um dia eu ate fui em Los Dominicos de metrô,mas não encontrei a feira. Eu dei mais uma vez a louca e fui sem saber a rua. Assunto pra outro post)


    

Mall Parque Arauco e Turistik -


Fomos no Parque Arauco.Pegamos o metro de descemos na estação Escuela Militar, que eu acho que ja faz parte da comuna de Las Condes. Predios altos, tudo muito moderno. De lá pegamos o onibus C20 que deixa na porta do mall. Super transadinho, com as lojas mais da modinha.A arquitetura é bem bacana e alguns bares e restaurantes ficam em uma area externa...
Nesse shopping fica um dos pontos da Turistik que é uma das empresas de turismo que você mais vai ver o nome circulando na cidade. 

FICA A DICA!!    
Eles possuem um ônibus de dois andares no estilo hop on/ hop off. Com 13 paradas  que você pode subir e descer das 9h30 as 18h para conhecer a cidade. Custa 19.000.00 pesos e eu acho que vale muito a pena para quem vai passar poucos dias na cidade e quer conhecer muita coisa.  

                                                        Ponto de Partida do bus da Turistik no Mall                                              

                                        
                                                                 Mall - Parque Arauco

Fazendo dinheiro! Cambio Afex -


Até agora não consegui entender o dinheiro daqui. Amanhã é dia meter a cara na rua. Vou sair depois da hora do rush por que dizem que o metro é como em outra qualquer metropole.Estou precisando trocar dinheiro e começar a fazer as coisas do visto. Deus me ajude! Amem
Entao, escrevi isso no dia 2 e nao postei. Hoje é dia 4 e vou contar o meu dia 3...
Saí logo que M pegou o taxi do trabalho. Tomei uma ducha “ressecante” (a agua aqui é com da Suiça – Calcario ) coloquei um tenis, visual meu basico de sempre e saí de cara limpa pedindo proteção ao Pai. Na caminhada até o metro fiquei de cara com os chilenos.Eles são piores que os italianos e os brasileiros juntos no que diz respeito a “admiração e comentarios”.
Fui pensando em ir no centro de Santiago,mas no metro me deu a louca e quis ir em Providencia - um dos bairros mais transadinhos e que tem alguns pontos turisticos. Saí da estação e pensei: legal! Aonde que vou trocar dinheiro aqui?? Hahah Enfim... Fui caminhando e vi um predio do governo com uma parte dedicada a informações turisticas (Tão organizado quando o centro de informações turisticas de Genebra). Uma senhorinha me passou as informações e logo falou: Eres brasilera? (OOOOOOOOOOOOOOh! Eu tenho minha nacionalidade escrita na testa!!!???).
Ela me deu as dicas sobre turismo e me falou oq eu mais queria saber. Donde cambio dinero???
Ahora tengo efectivos (dinheiro)! 


http://www.afex.cl/  -  Afex tem na cidade toda.  E pelo que andei vendo sempre tem a melhor cotação.


Ou entao no centro de Santiago tem umas lojas chamadas "Hola mi Peru" que alem de ser uma das opçoes mais baratas para ligar pro Brasil tambem é possivel trocar dinheiro.


A conta para converter aproximadamente o dinheiro é x4 


Exemplo: Um passeio para Valparaiso e Vina del Mar pode sair há 20 mil pesos. Isso em real será 20 x 4  = 80 reais aproximadamente.


A cotaçao do real desde que cheguei ja bateu 230 pesos.
Dolar fica entre 480 e 500 - Varia muito. Real e dolar nao sao aceitos.  

As moedas são 20.000 pesos, 10.000 pesos, 5.000 pesos, 2.000 pesos e 1.000 pesos.