quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Quero morar em Santiago - Documentação

QUERIDOS, NAO MORO MAIS EM SANTIAGO HA ALGUNS ANOS. Pensei ate em remover o post,mas acho que a experiencia foi valida e de certa forma os links podem ainda servir de alguma coisa. Nao sei se o processo continua o mesmo.  Me desculpem por nao estar mais respondendo as perguntas que me sao enviadas,mas desde que voltamos para o Brasil nossas vidas mudaram mt. Mudaram tanto que dah pra fazer um novo blog com mts outros temas falando sobre a burocracia de se ter uma familia multicultural rs. Nesse 3 anos de RJ nos tornamos pais. Meu filho vai fazer 1 ano e ... Estamos com planos de sair daqui pra algum lugar desse planeta. Eh isso. Bjs e Boa sorte!

AS DICAS TE SERVIRAM? ME DÁ UM RETORNO? Mais de 20.000 pessoas já leram esse post. Alguem pode contar como foi a experiencia? Escreve aí pra mim. Bjs 

Promessa é divida. Fiz um post "quero morar em Santiago"e so agora dei conta do numero de pessoas que vieram aqui buscar informação. Foi mal,mas fui viver rs e esqueci do blog, mas aí estão as dicas:

Devido ao tratado de acordo de Mercosul e países associados, nós brasileiros, conseguimos tirar o visto de residencia temporaria com muita tranquilidade.

http://www.extranjeria.gob.cl/visas/  - Para ler na integra (o que eu aconselho) é só clicar no link que você lê tudo no site do departamento de estrangeiros do Chile.

É necessario ter atenção, pois cada caso é um caso na hora de preencher a solicitação. Por exemplo para quem vai morar na Regiao Metropolitana - Santiago - é uma coisa pra quem vai morar em outras regiões é outra. Assim como tambem para dependentes (o que não era meu caso) e titulares (o que era meu caso).


http://www.extranjeria.gob.cl/visa-de-residencia-temporaria/

1- Ler os requisitos. No meu caso foi a Opção A (Titular), entao foi necessario separar 1 copia do passaporte folhas com a identificação, data de vencimento e as que tem o carimbo de entrada no país; 1 copia da carta de turismo que é entregue e preenchida na entrada do país, 3 fotos tamanho carnê 3x2cm.

2 - Preencher um documento de Solicitação de visto temporario. No meu caso pedi junto o visto de trabalho. Para isso é so marcar na mesma solicitação essa opçao.

3- Enviar pelo correio todas as copias e a solicitaçao com as fotos - CARTA CERTIFICADA AL CLASIFICADOR Nº 8 CORREO CENTRAL, SANTIAGO, especificando na parte de fora do envelope VISA TEMPORARIA POR PRIMERA VEZ

4- Ao receber a resposta pelo correio (no meu caso foram uns 15 dias) com o boleto bancario efetuar o pagamento do visto (tabela com os valores tambem no link acima).

5- Com o valor pago  em qualquer banco é só ir no Departamento de Estrangeiros para retirar una TARJETA DE PERMISO DE TRABAJO. Com isso voce já pode trabalhar enquanto é resolvido a solicitação do visto de residencia temporaria. Isso nao demorou mais de 2 meses no meu caso.

6- Depois quando receber a aprovação do visto por carta vem o passo a passo do que é preciso fazer. Como por exemplo seguir na Policia - PDI - e depois na "prefeitura - Registro Civil" do bairro de residencia para fazer a Cedula de estrangeiro. Quando fiz o meu pedido nao havia como acompanhar o processo,mas hoje vi que há um serviço para acompanhar atraves do telefone.

Aos desbravadores de plantão desejo toda sorte de bençãos na aventura!

Santiago é maravilhosa!




29 comentários:

Sui Ciniv disse...

Adorei o post, tenho certeza que será de muita serventia! Também pretendo, no ano que vem, trabalhar e viver em Santiago. Muito obrigado pelas dicas. Mas... eae? A cidade é maravilhosa mesmo?!?!

Lelê disse...

Nao é perfeita,mas me agrada viver aqui. O clima é seco, tem terremoto, mas tirando essa parte a experiencia é super válida. :)) Querendo tirar alguma duvida, estou por aqui.

Unknown disse...

Mas é uma cidade com taxa de criminalidade controlada? E o tratamento para brasileiros é receptivo?

Lelê disse...

Então, minha sogra foi assaltada lá pq estava com uma correntinha de ouro. Eu sempre ando atenta, mas crimes acontecem em qualquer parte do mundo. Escutei um chileno falando que lá eh muito violento,mas honestamente para mim nao me pareceu. Acho que tudo depende do bairro que vc vai escolher morar. Eu fui bem recebida por ser brasileira. Eles só implicam mais com peruanos e bolivianos.

A cada minuto um passado disse...

oi, tudo bem? eu moro em pernambuco e pretendo morar em Santiago prox ano. Quero estudar e trabalhar por ai. O processo para entrar na faculdade é o mesmo do Brasil? e trabalho é facil arrumar? e a qualidade de vida é mesmo melhor que a brasileira? obrigado :)

Lelê disse...

Olá! Tudo bem, desculpa demorar a responder. Bom, eu acho Santiago uma boa opção para quem quer morar fora.Sobre estudar em uma faculdade eu nao vou saber te responder. O tempo q passei la vi q as universidades particulares sao bem enroladas. Algumas nao tem curso reconhecido, outras estao fechando... Talvez seja melhor voce buscar informações direto nas universidades mais renomadas como Universidad Catolica y Universidad de Chile. Se voce domina o español acredito que nao seja dificil encontrar um trabalho.Eu achei remuneração de la melhor do q no Brasil. Me chamaram para uma entrevista de emprego para suporte tecnico por telefone de seg a sexta 8h de trabalho, salario R$2.400,00. Nao deve ser uma regra, ha salarios mais baixos outros melhores... Tudo vai depender da sorte e capacitaçao. O mais importante eh vc estar com seus documentos qd surgir uma oportunidade dessas. Eu nao estava com o visto ainda entao perdi essa chance.
Sobre qualidade de vida: A infra estrutura nos bairros que eu conheci como Providencia, Nunoa e Vitacura era mt boa,mas como toda cidade deixa a desejar em alguma coisa,mas nada que para nós, brasileiros, seja algo insuportavel. Va como turista antes de decidir se mudar. Bj

.

Unknown disse...

Olá adorei seu post sensacional, eu fui como turista para o Chile no ultimo feriado de carnaval, antes eu já estava lendo muito sobre o Chile e como é a vida la etc, pois estava decidindo ir morar sozinho mas não queria faze-lo no Brasil, tenho carreira na area de Tecnologia, já pesquisei que la existem muitas oportunidades na area, gostaria de saber o seguinte estou decidido a ir morar lá em setembro desse ano, ai queria saber se tem como eu adiantar algo aqui antes de ir para la, pois estou estudando para prestar uma prova internacional e assim que eu conseguir irei enviar meu currículo para os contatos que consegui lá, eu pretendo ficar no minimo 3 meses la caso eu não consiga algum trabalho pretendo voltar ao Brasil, então é importante tirar o passaporte? se eu for tirar o passaporte com o visto eu tiro visto de trabalho? estou com medo tb de não conseguir algum apartamente para alugar pois fiquei sabendo que para "arriendamento" é necessario ter a RUT, vamos supor se eu conseguir visto de traballho atraves de alguma empresa como faço para conseguir a dupla cidadania em seguida?

Eu tenho alguns conhecidos la mas sabe como é não quero incomodar ninguém lá.

Lelê disse...

Oi Thiago, entao... vc tem muitas perguntas.rs Vou tentar responde-las, mas ja te adianto que eu nao sou especialista em visto e que as leis de imigração costumam mudar, entao mesmo eu escrevendo aqui sugiro que voce ligue para a Embaixada do Chile para ter mais informações ou atualizar. RESPONDENDO hehe... 1 - Sim, é possivel voce adiantar a documentação do visto estando aqui no Brasil,mas é importante voce ter amigos que te possam ceder o endereço de lá para voce receber as correspondencias mas ai o processo muda um pouco do que eu descrevi acima,mas você faz uma busca no site do link do post que tem (tinha na epoca q eu tirei) o passo a passo tambem. Minha opiniao é que você tire o visto estando lá pq você ja pode ir se familiarizando com o país, a lingua que embora seja espanol, tem um acento bem diferente,enfim se familiarizando com a cidade... O processo todo leva cerca de 3 meses e você pode trabalhar se solicitar enquanto aguarda a finalização do processo de visto de residencia temporaria. 2- Tira seu passaporte para ter o visto, para passear rola ir so com RG. 3- Dupla cidadania? nao entendi a relaçao com o visto de trabalho. com o visto de trabalho vc vai poder viver tranquilamente enquanto vc tiver contrato e o visto tiver validade. 4- RUT é o CPF deles. É necessario fazer assim q o visto de residencia temporaria q tem a duração de 1 ano ficar pronto.Pode ser que para alugar vc consiga direto com um proprietario. É só buscar na internet que você encontrará anuncios assim. Boa Sorte!! E se você tem amigos lá, nao fique timido em solicitar alguma ajuda :)

Renan disse...

olá Lelê,

Estou com uma proposta de morar no Chile e trabalhar na mesma empresa que trabalho hoje, por´me a minha dúvida é em relação a minha namorada.Como é para arranjar emprego ai? difícil? preconceito? desemprego?

Se puder me responda o qto antes, pois tenho que dar minha resposta ate amanha =/

Obrigado!

aa disse...

você saberia me dizer como anda o mercado de trabalho para os profissionais de TI?

Lelê disse...

Não tenho ideia, o melhor é vc fazer um cadastro no Buscojobs Chile e ficar acompanhando as ofertas... :)

Junynhu disse...

Olá bom dia, com toda sinceridade estou com 22 anos e já estou com nojo de morar no brasil, estou querendo ir morar no chile com minha noiva e um amigo,será que conseguimos tranquilo mudar para o Chile ? Não conheço muito bem e não falo muito o espanhol nao tenho amigos nem conhecidos que moram por ai, um amigo já esteve por ai e disse que é um ótimo lugar de se morar, já estou certo que irei sair do brasil de qualquer forma,tens alguma ideia de cidade boa de se morar ? Vi também que o custo de vida ai é bem melhor que aqui no Brasil. Beijos :D

George disse...

Olá, Lelê!

Eu e minha esposa somos formados em publicidade (ela atua como designer e eu na área de marketing).

Vemos o Chile como um excelente opção de lugar para vivermos. Gostaria de saber se um intercâmbio de curta duração (1 a 3 meses) é uma maneira de preparar terreno que aumenta nossas possibilidades de sermos aceitos no país ou se essa é uma etapa que podemos pular antes de uma possível futura mudança.

Unknown disse...

Pretendo morar no Chile, mas antes irei a passeio, e pretendo arrumar algum intercâmbio, o que você recomenda? conhece algum ?

Deo Lopes disse...

Eh possivel morar no chile com uma renda de R 5.000,00 mês, tenho ineteresse por uma cidade moderna pois vou estar me aposentando em 2014, e tenho paixão por esse lugar.

Unknown disse...

Ola chegamos da Espanha no começo de 2013 e não estamos nos adaptando bem,estamos pensando em voltar pra espanha e de la irmos para belgica,q apesar da crise,como já conhecemos la,afinal moramos 13 anos ali,ou buscar um pais na américa latina,q si possa levar um vida mais tranquila pq infelizmente aqui no brasil não esta,so vimos falar em corrupção e violência,esta assustador

Lelê disse...

Gente querida, sei que é angustiante e nos sentimos agonizando no Brasil il il, talvez por isso tantas pessoas me escrevem com duvidas, desabafos e querendo conselhos. Nós voltamos pro Brasil e tem sido muito dificil em muitos aspectos nos readaptarmos. Eu não gostaria de aqui no blog dar opiniões pessoais para tomada de decisão de ninguém. Como descrevi no blog, meu noivo e eu agimos no peito, demos a cara a tapa e nao tivemos uma experiencia nem se quer turística anterior. Mas cada um, é cada um. Alguns poderão necessitar de mais que1 semana como turista para se sentirem confiantes, outros poderão ir como nós, outros 2 anos será pouco para decidir se mudar... É tudo tão pessoal e relativo. Fica dificil para mim informar se dá pra viver com renda x, se com y, dá pra pagar um aluguel. Ja escrevi no blog alguns sites de aluguel,nome de supermercados, de restaurantes... Eu não posso colocar todos vocês numa forma. Custo de vida, depende do estilo de vida e eu nao sei qual cada um leva. O lance é pesquisar. Google, indagações e disposição pra descobrir novas informações. Qualquer hora dessas escrevo num post os links de serviços e aí sugiro que cada um tome nota e façam suas contas. Antes de ir ate simulação de compra em supermercado eu fiz pra saber se dava no nosso orçamento o aluguel e demais despesas. Nao entendam o comentario como grosseiro,mas sim como uma forma de estimula-los a pesquisarem e se auto desafiarem. Mudar de país eh uma graaande decisão e espero que o blog seja uma ferramenta de pesquisa, que os estimule de verdade,mas que jamais vocês tomem decisões baseadas apenas nas minhas informações.

Taizan disse...

Queremos mucho a los brasileños aca... :)
Parabeins para todos..

Unknown disse...

Olá Lele! Adorei seu blog! Fenomenal! Confesso que estou apaixonado por Santiago. Moro no Rio e só de poder sair aqui a noite, caminhar pelas ruas atento mas seguro me deixa apaixonado. Bom, a princípio e só esse post mas eu voltarei aqui e em Santiago. Só que para morar.

Profª Débora Gonsales disse...

Ola me tire uma duvida minha irma é brasileira e foi para casa do namorado com passagem de ida e volta , e ela decicidiu ficar mais algum tempo pode ? obrigada

Unknown disse...

Me chamo maria ,sou brasileira casada com chileno e com filha chilena,será que é fácil conseguir o documento chileno e poder morar no Chile?

Um Brasileiro no Chile disse...

Pessoal, olá !
Achei esse blog procurando algumas informações no Google. Tenho dupla nacionalidade e eu e minha esposa resolvemos vir pro Chile.
Viemos passar 1 mes para começar a preparar o terreno e uma coisa que notei logo de cara foi uma certa dificuldade em conseguir credito, abrir conta corrente e até mesmo conseguir um cartão de credito aqui.
estou vendendo meus bens no Brasil (carros, apartamento e objetos pessoais) mas ja vi que nao vou conseguir chegar e entrar num financiamento imobiliario pois eles pedem em TODOS os bancos, 1 ano de histórico bancário, comprovante de renda (venho abrir um negocio proprio, estou trazendo capital de fora, nao tenho renda aqui ainda...) e I.R...
atá pra alugar casas é uma burocracia, pois como nao tenho avalista o minimo que aceitam é pagamento adiantado de 1 ano de aluguel !!! Não gostaria de alugar pois é $$ jogado fora, e comprar um imovel a vista, nao me deixará muita margem para o negocio que estou pensando, entao ja estou num dilema.

Mais alguém enfrentou esse tipo de problema?? como vcs fizeram para superar isso??

Unknown disse...

ola tenho algumas duvidas, meu pai e chileno, a algum tempo a atras estive mexendo a documentação para que eu possa estar morando no chile onde a maioria da minha família reside a pergunta e o que preciso atualmente para poder morar la desde já agradeço a atenção

Unknown disse...

Boa Tarde, Lelê, gostei do seu blog, amigável com informações úteis.

Tenho uma dúvida ainda em relação ao visto, exatamente no dia de hoje, eu e meu pai fomos ao Consulado do Chile e eles nos disseram que pra adquirir o Visa Mercosul, vc deve estar já dentro do Chile, não é possivel fazer isso fora do país. Fomos até lá porque o site de Extranjería do Chile dizia que todos deveriam ir até o Consulado para solicitar algum Visto.
Vi que vc pediu o Visto dentro do Chile. Então, queria te perguntar, quando vc pediu o visto foi o Visto Mercosul? A validadade seria de 1 ou 2 anos?
Só queria saber para ter mais segurança para quando for para o Chile, estou juntando dinheiro para uns 6 meses, em caso de não conseguir emprego nos primeiros meses.
Será que para eu que tenho 21 anos atualmente, seria mais fácil para trabalho? Li informações em outros blogs também, que para alguém que tenha Ensino Médio Completo sem faculdade é mais fácil pra conseguir um trabalho do que com um diploma na mão. Procede mesmo esta informação?

Muito obrigado, e me desculpe pelas várias perguntas! :)

Bela disse...

Lelê, boa noite! Li o seu blog inteirinho e ele por inteiro já me ajudou bastante a entender Santiago! (cheguei aqui faz 2 semanas hehehe) eu mandei meu visto de residente temporário semana passada. Minha dúvida é, você recebeu alguma confirmação que eles receberam a papelada, que estava em trâmite, algo assim antes dos 15 dias?? E o seu número RUT, você teve acesso quando? Porque eu já estou procurando emprego na minha área (arquitetura/engenharia) mas me parece que não vou poder trabalhar enquanto não tiver no mínimo o RUT em mãos... Bom, fico no aguardo da sua reposta, se possível heheheh De todas as formas, obrigada pelo tempo gasto escrevendo o blog, sei bem como é a dificuldade em mantê-lo sempre atualizado e admirei seu trabalho! um beijo!

Unknown disse...

vou morar en temuco, consigo fazer o visto temporario e de trabalho la en temuco?

Unknown disse...

qual a documentaçao necessaria para tirar o visto temporario e depois o permanente?

Unknown disse...

Holaaa.. Morei em Santiago durante 6 meses e descobri um país rico e cheio de beleza. Voltei para o Brasil agora dia 02/03 e quero voltar o mais rápido possível. rsrs Estou aqui no Brasil pra poder resolver meus documentos que faltam pra poder trabalhar lá como técnico em Automação. Você sabe por onde eu começo? Me falaram que preciso ir no MEC regularizar meu Diploma pra ser reconhecido fora do país e depois no Consulado do Chile. É um processo longo e caro?
Obrigado pela atenção.
Att: Pedro Braga

Unknown disse...

Boa tarde,

Minha noiva é chilena, é estou tratando de viver no Chile, para ser mais preciso, dia 18 de novembro já devo estar me mudando para lá, assim que chegar no chile pretendemos nos casar, e necesito os vistos de trabalho e moradia, já conheço os vistos.. Temporário, de turista e trabalho, tenho 21 anos, não sou formado ainda, mas pretendo começar os estudos no Chile, tenho o ensino médio completo, e fluência no espanhol, não pude buscar fazer os documentos antes, porque solo havíamos planejado para o ano que vem, mas houve uma mudança de planos, então ficarei de tratar os vistos no consulado chileno en chile, já havia buscado informações acerca dos vistos, mas não tive muito sucesso, só me restava ir direto no consulado chileno aqui no brasil, então estou meio que no escuro ainda, mas não me faltara empenho para conseguir os vistos, então queria sua ajuda, já que busquei na internet e o seu site foi o que mais me ajudou, queria saber a documentação necessária, os passos a dar, e o tempo que se leva nesses tramites, toda informação que você poder me dar, e toda ajuda é bem-vinda. E-mail Lincoln.neves@gmail.com

Grato pela atenção.

Postar um comentário